Histórico e Origem

Com o passar do tempo o grupo se firmou na cidade e a procura pelo projeto cresceu entre os jovens, gerando interesse até mesmo em pessoas que não tinham descendência alemã. O clima descontraído e animado do grupo tomou conta dos participantes, que sentiam como se fossem uma família. Consequentemente, as danças e músicas dos jovens tomaram conta das festas e bailes típicos que aconteciam em Rolândia e região. O ano de 1994 ficou registrado como o de maior crescimento do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen. Foram criadas as categorias adulta e infantil, uma vez que pais e irmãos dos integrantes também queriam participar da alegria disseminada pelos jovens.

O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen é um grupo tradicional alemão de Rolândia, no Norte do Paraná. O grupo tem integrantes de todas as etnias, atuando na cidade e na região desde 1988, e encantando plateias por diversas regiões do país.
Além da preservação da cultura alemã através da dança, gastronomia e da música, há o empenho do Grupo em colaborar em projetos de ajuda comunitária, participando de eventos filantrópicos e outras atividades.

Como membro da Associação Cultural Gramado, do Rio Grande do Sul, o Grupo participa de encontros anuais para repasse de danças, renovando assim, constantemente seu acervo; pôde, outrossim, contatar com diversos grupos da Alemanha, alguns dos quais estiveram em turnê pelo Brasil, tendo sido inclusive recepcionado em Rolândia pelo G.F.A. Rotkappen.

Mais detalhes sobre o histórico