Notícias Grupo Rotkappen - 2012

Curta nossa From Page no Facebook

 

 

Programação Natalina em Rolândia começa no dia 12

Rolândia abre oficialmente o período natalino na próxima quinta-feira (12), às 19h30, com a Apresentação Banda Marcial Integração (ACREBI) e a chegada do Papai Noel na Praça Castelo Branco.  A chegada do Papai Noel neste ano também será especial, já que o prefeito de Rolândia entregará a chave da cidade ao Bom Velhinho. O início da programação natalina também contará com apresentação do Auto de Natal, apresentações de grupos, danças festivas e muita música natalina. A Vila Oliveira inicia suas festividades no dia 10, às 20h30. Confira a programação completa.


PRAÇA CASTELO BRANCO
12/12 – Apresentação Banda Marcial Integração (ACREBI) – 19:30 h; Chegada Papai Noel – 20:30 h e Show com Fabiano.
13/12 – Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalinas
16/12 - Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalinas; Coral Serlimp – Londrina – 20:30 h
17/12 - Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalinas; Grupo Rotkappen (dança folclórica) – 20:30 h; Dança do Ventre  (Givanete)
18/12 – Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalinas; Auto de Natal – Igreja Novo Horizonte – 20:30h
19/12 - Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalina; Coral Iluminare de São Martinho
20/12 - Papai Noel recebe as crianças em sua casa – 19:30 h; Músicas Natalinas

VILA OLIVEIRA
10/12 - Chegada Papai Noel -20:30 h; Banda Marcial Integração – 19:30 h; Show com Fabiano                                                                              
11/12 – Papai Noel recebe as crianças – Música Natalina -19:30h      
12/12  - Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30 h; Coral Celebrare – Rolândia; Coral Iluminare-São Martinho
13/12 - Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30 h; Coral Roland Sing - Rolândia
16/12 - Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30h
17/12 - Papai Noel recebe as crianças - Música Natalina – 19:30 h; Coral Serlimp-Serlimp- Londrina
18/12 – Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30 h; Coral Grupo Fujinkai-Rolândia
19/12 - Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30 h; Grupo de Dança  (alemã); Weisser Schwann – Rolândia; Dança do Ventre-Rolândia
20/12 - Papai Noel recebe as crianças; Música Natalina – 19:30h


Fonte: Jornal de Rolândia

 


 

Novidades marcam lançamento da 25ª oktoberfest de Rolândia

Os 25 anos da festa mais tradicional de Rolândia será marcada por uma comemoração especial. Neste ano muitas novidades acontecerão na 25ª Oktoberfest de Rolândia, que será realizada de 11 a 21 de outubro.

Nesta quarta-feira (6), o lançamento oficial aconteceu no Clube Concórdia com a presença de muitas autoridades e imprensa de toda a região.

O prefeito de Rolândia Johnny Lehmann, o presidente da Associação Oktoberfest de Rolândia Antenor Soares Bem e José Plácido de Oliveira proprietário da PJ Eventos, empresa responsável pela organização do evento, anunciaram as novidades deste ano.

A tradicional festa alemã vai contar com espaço totalmente dedicado ao entretenimento das crianças e 3 dias de desfiles especiais: um de abertura, outro com carros alegóricos com a participação de empresas e instituições e ainda um 3° desfile, à noite, com lanternas, alusivo a São Martinho.

Além da apresentação de grupos folclóricos da cidade, danças típicas e a realização de concursos, haverá a participação em 2012 de grupos folclóricos de várias partes do Brasil. Além disso, a já tradicional gastronomia alemã será implementada, haverá melhorias na Vila Germânica e ampliação do restaurante da festa.

O Prefeito de Rolândia aproveitou para convidar a todos para a Oktoberfest 2012. “Confesso que estou orgulhoso de ser rolandense e fazer parte desta tradição. Faltam poucos meses para a cidade viver uma de suas maiores emoções”, declarou Johnny Lehmann.

O Presidente da Associação Oktoberfest de Rolândia Antenor Soares Bem se mostrou entusiasmado com a comemoração deste ano. “Esta festa teve inicio na Igreja Luterana e hoje conquista cada vez mais a população de Rolândia e toda a região”, disse ele.

JÁ COMEÇOU – Quem quiser adquirir ingressos antecipados para a festa, shows, os pratos típico, ou ainda o caneco comemorativo aos 25 anos da Oktoberfest de Rolândia basta acessar a rede mundial de computadores. O endereço do site na internet é o www.aloingressos.com.br

PRESENÇAS – Além da vice-prefeita Sabine Giesen, secretários municipais, os veradores José Danilson Alves de Oliveira e Luiz César Jaimes, o evento de lançamento contou com a participação e apresentação dos grupos folclóricos Weissen Schawam e Rotkappen, da Rainha ÂngelaWaiser e 1ª Princesa Vanessa Letícia

 

Fonte: Portal de Rolândia

 

Começa hoje a 25ª Oktoberfest de Rolândia

Hoje, às 20h30, está marcada a abertura oficial da 25ª Oktoberfest de Rolândia com a sangria do primeiro barril de chopp no espaço do Coreto, na Vila Germânica, seguida pela primeira de uma série de apresentações dos grupos folclóricos alemão Rotkappen e Volkstanzgrupe Weisser Schwan, show pirotécnico com queima de fogos e apresentação de música celta com o grupo Terra Celta. O restaurante com comidas típicas, o café colonial e a tenda da cerveja já atendem o público desde as 18 horas. A festa tradicional alemã acontece até o dia 21 próximo. Nos finais de semana e feriados, o evento começa às 11 horas e durante a semana às 18 horas. Organizada pela Associação Comunitária, a Oktoberfest de Rolândia comemora o seu Jubileu de Prata com a tradicional gastronomia alemã, danças e músicas folclóricas, realização de concursos temáticos e muita animação. No feriado do dia 12, as crianças terão brincadeiras temáticas das 14 às 17 horas. E no domingo, dia 14, às 10 horas, acontece o desfile de abertura do evento pelas ruas de Rolândia.

Fonte: Jornal de Londrina

 


Desfile da Oktober conta a história da Alemanha

Carros alegóricos e personagens caracterizados reproduziram nas ruas a história do povo alemão vinda da tradição dos Estados e da cultura do país

O desfile de abertura da Oktoberfest de Rolândia, realizado neste domingo (14) pelas ruas centrais da cidade, contou a história do país com carros alegóricos e caracterização de personagens que fizeram parte da história do povo alemão e retratam os anos da imigração e da cultura compartilhada no Brasil.

Os Estados alemães de Baviera, Bremem, Hessen, Berlim,Saxônia e Renânia do Norte-Vestfália foram caracterizados nas ruas, além de contos dos alemães Irmãos Grimm, personificadas nas fábulas de “Os músicos de Bremem”, “O flautista de Hamelin”, “Branca de Neve”, entre outras que habitam o imaginário infantil há exatos 200 anos.

O desfile ainda contou com a presença dos Grupos Folclóricos Rotkappen e Weisser Schwan, Coral Roland Singt, Igreja Luterana, Turma do Dim, Turma do Osmar, Equipe B2 Sound Car, Os Que Não Foram, Chopp em Metro, Família Tô Nem Aí, Elite Car Som e Acessórios, Familie Bartz e Secretaria da Cultura e da Mulher, além dos grupos folclóricos participantes do V Supertanztreffen.

A 25ª Oktoberfest de Rolândia segue até o dia 21 de outubro, com abertura durante a semana às 18 horas e no final de semana às 11 horas. O acesso custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Pessoas com traje típico completo não pagam. Cada prato consumido no restaurante da Oktoberfest vale uma entrada para o evento. A bilheteria só será cobrada durante a semana após às 18 horas e no final de semana após às 16 horas.

fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA - CRCOM COMUNICAÇÃO

 

 

CULTURA E TRADIÇÃO NA 25ª OKTOBERFEST DE ROLANDIA

Danças folclóricas serão pontos altos da cultura alemã durante a festa que marca o Jubileu de Prata

Danças folclóricas e apresentações musicais prometem contagiar a todos durante os 11 dias de festa que marca o resgate da cultura alemã em Rolândia, no norte do Paraná. Uma das atrações da 25ª Oktoberfest de Rolândia, que acontece de 11 a 21 de outubro, é o V Supertanztreffen, um encontro de grupos representantes dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná que participam de desafios folclóricos durante o primeiro final de semana do evento.

“Nos desafios estão concurso de danças, jogos de lógica e competições esportivas tradicionais alemãs, além de jogos culturais. É uma espécie de gincana cultural. O público poderá acompanhar alguns desafios como o concurso de danças e conferir as performances que serão realizadas durante o Desfile Oficial da Oktoberfest programado para domingo, dia 14 de outubro, às 10 horas, nas ruas centrais de Rolândia”, afirma Angela Gair, coordenadora do V Supertanztreffen.

Durante os 11 dias de festa, estão programadas várias apresentações folclóricas e musicais, com destaque para o Grupo Folclórico Alemão Rotkappen e Volkstanzgrupe Weisser Schwan  na Vila Germanica; Banda Barril no Coreto; e Heimat Musikanten no Restaurante.

 

         

Fonte: Gazeta da Cidade

 

25º Oktoberfest de Rolândia segue até o dia 21 com apresentações folcloricas e shows ecléticos

Aberta na última quinta-feira, a 25ª Oktoberfest de Rolandia segue até o próximo domingo, dia 21, na Vila Germânica, oferecendo pratos típicos da gastronomia alemã e apresentações musicais e folclóricas. O evento abre a partir das 18 horas durante a semana e a partir das 11 horas no final de semana. Além da música alemã, com shows diários a partir das 20 horas no Coreto com Banda Barril e Grune Stadt, e a partir das 21 horas na arena central com os grupos VolksTanzGrupe Weisser Schwan e Rotkappen, a festa também oferece opções musicais ecléticas a partir das 22 horas. Na terça-feira, dia 16, apresentação acústica da dupla João Lucas e Ricardo. Na quarta, dia 17, é a vez do rock com o grupo Tributo Queen. Na quinta, 18, haverá sertanejo universitário com Fabiano e Banda. E na sexta, Rock Brothers executa clássicos do rock pop.

No último final de semana do evento, dias 20 e 21, a Oktoberfest estará aberta a partir das 11h30 no sábado e das 10 horas no domingo. No sábado, às 19 horas, haverá a 4ª eliminatória do concurso Lenhador e às 21 horas a 4ª eliminatória do concurso de Chopp em Metro. Às 23 horas show com a dupla Luciano e Leonardo, no melhor estilo sertanejo universitário. No domingo, às 15 horas, haverá novo concurso de Guaraná em Metro para Crianças. Às 17 horas acontece a final do concurso Lenhador e às 21 horas a final do concurso de Chopp em Metro. Às 21 horas, modão e viola com a dupla Lincon e Felipe.

Além do chopp, bebida típica alemã, a gastronomia fica por conta dos pratos típicos das terras germânicas que são o Eisbein (joelho de porco) servido com chucrute (repolho azedo), salsichão, purê de batatas, arroz e doce de maçã; Kassler (costelas suínas defumadas) acompanhado com purê de batatas, chucrute, arroz e doce de maçã; meio Marreco de forno recheado combinado com purê de batatas, arroz, repolho roxo e pepino; e Wurst (salsicha bock) que vem com purê de batatas, arroz, chucrute e doce de maça. Há opções de pratos brasileiros como a Chuleta e Frango Assado.

Há ainda opções gastronômicas no Café Colonial e na Casa da Salsicha e na Tenda da Cerveja. Para visitação, a Oktoberfest dispõe de uma feira multisetorial e mostra de artesanato, com opções variáveis para consumo e presentes. A bilheteria só é cobrada durante a semana após às 20 horas e no final de semana após às 16 horas.

O acesso custa R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Pessoas com traje típico completo não pagam. Cada prato consumido no restaurante da Oktoberfest vale uma entrada para o evento.

Fonte: Portal de Rolândia

 

 

 

Livro comemora 180 anos de imigração alemã no Paraná

O livro “Imigração Alemã no Paraná – 180 Anos” foi lançado oficialmente no salão da Igreja Luterana, de Rolândia, na quarta-feira 28 de novembro. O evento de lançamento reuniu os co-autores do livro Alfred Pauls, Divanamir de Oliveira P , Irmão Estevão Muller, Marcos Nestor Stein, Marli Uhlmann Portes, Marlon Ronald Fluck Waldir Gregory e, também, a historiadora e escritora Cláudia Portelinha Schwengberg, responsável pelo capítulo que trata da imigração em Rolândia. O livro apresenta uma versão literária das mais interessantes tanto pelo seu caráter narrativo, como pela ilustração da época da imigração. O evento reuniu muitas pessoas da comunidade rolandense e autoridades locais.

Harto Witeck, coordenador do livro, disse que a obra, além de assinalar o transcurso dos 180 anos, tem a tarefa de ser um referencial para que gerações atuais e vindouras conheçam e reverenciem a imigração alemã. “Do mesmo modo que estamos repassando a memória daqueles que nos antecederam e produziram juntos com outras valorosas etnias que aqui se estabeleceram as transformações profundas para o nosso Estado do Paraná ser o que ele é hoje”, ressaltou Witeck.

Atrações

Atores do grupo de teatro Danunó (formados pelas oficinas da secretaria de Cultura de Rolândia) recebiam os convidados trajados à moda antiga, retratando a capa do livro. Também na recepção os grupos Rotkappen e Weisser Schwam. A renomada cantora lírica Ingrid Huhmann e o pianista Luis Garcia deram o tom musical à cerimônia, cantando compositores alemães como Bach, Wagner, Brahms. O coquetel da Kronis Gastronomia, Planejamento e Realização de Eventos, de Heidrun Kronnenberg Friede e Karin Kronnenberg, brindou a todos com um cardápio diferenciado da culinária alemã.

Fonte: Jornal de Rolândia

 

Apresentação em Londrina-PR, 1992. Dança: Bandltanz (Dança das fitas)

 

25ª Oktoberfest Rolândia foi pré lançada mais cedo este ano

Evento ressaltou a data comemorativa com lançamento de selo alusivo aos 25 anos
Nesta quarta-feira (6), no Clube Concórdia de Rolândia/PR, a Associação Comunitária da Oktobertfest de Rolândia realizou o pré lançamento da 25ª edição do evento que neste ano será realizado de 11 a 21 de outubro no Centro Esportivo Emilio Gomes da Villa Germânica. O pré-lançamento apresentou as peças alusivas ao 25º aniversário da Oktoberfest que terá mascote a figura de um Leprechaun (Figura mitológica do folclore da Irlanda), caneco temático em vidro alemão (1 litro) com edição limitada, souvenires e selo comemorativo para todas as ações promocionais do evento. No coquetel estiveram presentes autoridades, líderes de entidades, imprensa e convidados onde foi servido a gastronomia alemã e contou com a apresentação dos grupos folclóricos Rotkappen e Weisser Schwan.

 

GRUPO ROTKAPPEN DE ROLÂNDIA - FOLCLORE ALEMÃO

O grupo folclorico alemão Rotkappen, foi bicampeao do campeonato de lanternas realizada no Parque Malwee em Jaragua do Sul - SC.

 

 

 

 

 

Fonte: Blog do Farina

 

 

 


Comentários e sugestões: clique aqui