Notícias Grupo Rotkappen - 2015

Curta nossa From Page no Facebook

 

 

 

 

O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen participou deste belissimo evendo de comemoração dos 50 anos do Hospital do Câncer onde foi em grande estilo com o tradicional festival de apresentações do Grupo Sansey: "Kinka Concert". De caráter beneficente, onde buscou angariar recursos para o Hospital com muita cultura, energia e alegria. 
ENTRADA GRATUITA.

O tema do espetáculo é ‘Seja a Luz de quem precisa’. Será uma apresentação artística com a participação de vários grupos da cidade. A temática discorre sobre atitudes importantes da vida como: valorizar, respeitar, humanizar e sustentar, que as pessoas deveriam exercer no seu cotidiano. O espetáculo vai levar o público à reflexão e, verdadeiramente à ação, através deste projeto de motivação.

Fonte: Agência MK

Oktoberfest começa hoje em Rolândia!

 



Terá início hoje e irá até o dia 12, no Complexo Esportivo Emil, na Vila Germânica, a Tradicional Oktoberfest de Rolândia. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Voluntários de Caridade, a Avocar. A festa contará com a apresentação dos grupos folclóricos Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schan, além de de bandas marciais. Haverá também o concurso de chope em metro, feminino e masculino, e guaraná em metro para as crianças. Está programado também o passeio ciclístico "A volta do alemão", que há sete anos é realizado. Espera-se a presença de 800 ciclistas de toda a região e até de outros Estados

Fonte: OSVALDO MILITÃO - FOLHA

 

 

 

Começa nesta quarta-feira a 27ª Oktoberfest de Rolândia

Evento contará com atrações artísticas, comidas típicas alemãs e feira de antiguidades e sabores

Tradicional em Rolândia, a Oktoberfest é um evento para disseminar a cultura alemã, evidenciada pelos trajes típicos, música, danças e gastronomia. A festa terá início nesta quarta-feira (7) com o desfile das lanternas e a sangria do primeiro barril de chopp, a partir de quinta-feira (8) até segunda-feira (12) o restaurante estará aberto ao público na Vila Germânica em Rolândia, a entrada será gratuita. O evento está sendo promovido pela Associação Cultural Recreativa e Esportiva da Vila Oliveira (ACREVO), com o apoio da Prefeitura Municipal de Rolândia, Secretaria de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Turismo e apoio cultural da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. A festa contará com a apresentação dos grupos folclóricos Alemães Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan, além de apresentações de bandas marciais. A festa contará também com o concurso de chopp em metro feminino e masculino e guaraná em metro para as crianças. Outra novidade é a incorporação, na programação da Oktober, do já tradicional passeio ciclístico "A Volta do Alemão". Realizada há sete anos, a volta atrai cicloturistas com um percurso de até 42 Km nas estradas rurais de Rolândia. Promovida pelo Clube Rolandense de Ciclismo, "A Volta do Alemão" pretende reunir, na manhã do domingo 11 de outubro, aproximadamente 800 ciclistas do Norte do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. 

Fonte: Redação Bonde com Assessoria de Imprensa - 06/10/2015 -- 10:44

 

 

Muita gente no almoço alemão do Lions

Culinária e dança alemã encheram os olhos e os pratos de quem foi à Arcol no domingo

Publicado: 30/09/15 • 08h50
Atualizado em: 30/09/15 • 09h08

Compartilhe:     

A 11ª edição do Almoço Alemão do Lions Clube de Rolândia levou uma multidão até a chácara da Arcol no domingo (27). Além de poderem se deliciar com Einsbein e Kässler, entre outras comidas germânicas, os presentes assistiram às apresentações do grupo folclórico alemão rolandense Rotkappen. Um sorteio de brindes deixou o evento mais alegre ainda, se isso era possível. 

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de convites para o Almoço Alemão, preparado pelo Angellu’s Buffet, será destinada às campanhas sociais do clube, incluindo-se aí o banco ortopédico da instituição, muito requisitado na doação ou empréstimo de cadeira de rodas ou de banho, por exemplo. Confira as fotos.

 

Fonte: Jornal de Rolândia

 

 

Oktober de Rolândia terá chope a R$ 6,50

A festa será entre os dias 8 e 12 de outubro, no Complexo Esportivo Emilio Gomes

Publicado: 23/09/15 • 17h10
Atualizado em: 24/09/15 • 11h46

 

A 27ª Oktoberfest de Rolândia já tem data confirmada. A festa será entre os dias 8 e 12 de outubro, no Complexo Esportivo Emilio Gomes – menos no Redondão, que está interditado. Nessa edição, o copo de 400 ml do chope Colina  será vendido a R$ 6,50, conforme divulgou a organização da Oktoberfest. Outra novidade é que esse ano, pela primeira vez, a Oktoberfest terá uma abertura no Estádio Erich Georg, na noite de 7 de outubro, que será iniciada com o Desfile das Lanternas.  Um teatro também está programado para a abertura do dia 07 . A solenidade de abertura está marcada para as 20 h. 

Confira abaixo toda a programação:

Quarta-feira – 07 de outubro
19h - Desfile das Lanternas (concentração às 18h, em frente ao Posto de Saúde da Vila Oliveira). O desfile começa na Rua Saguaragi, com destino ao Estádio Erich Georg.
20h - Solenidade de abertura no Estádio Erich Georg, com: teatro histórico sobre a Oktoberfest; parada das bodas (desfile); Apresentação dos grupos folclóricos RotKappen e Weisser Schwan; apresentação de bandas marciais; sangria do 1º Barril de chope; queima de fogos e show com a Banda Germânica Meninos de Ouro.

Quinta-feira – 08 de outubro
18h - Abertura do restaurante (comida típica alemã), café colonial, praça de alimentação, praça de recreação infantil, Festok (Feira de varejo), Feira Regional de Sabores e Feira de Artesanato na Vila Germânica (quadras 1 e 2 do Complexo Esportivo Emilio Gomes).
- Apresentações dos grupos folclóricos Rotkappen e Weisser Schwan, baile com a Banda Meninos de Ouro (coreto).

Sexta-feira – 09 de outubro 
18h - Abertura do restaurante (comida típica alemã), café colonial, praça de alimentação, praça de recreação infantil, Festok (Feira de varejo), Feira Regional de Sabores e Feira de Artesanato.
19h - Apresentação de Coros; apresentações dos grupos folclóricos; baile com a Banda Meninos de Ouro; 1ª eliminatória do Chopp em Metro (m/f).

Sábado – 10 de outubro
11h - Abertura do restaurante (comida típica alemã), café colonial, praça de alimentação, praça de recreação infantil, Festok (Feira de varejo), Feira Regional de Sabores e Feira de Artesanato.
19h - apresentação dos grupos folclóricos; 2ª eliminatória do Chopp em Metro (m/f); Banda Germânica Meninos de Ouro (coreto) e Banda Goldele Jungs (restaurante).   

 Domingo – 11 de outubro
9h - Desfile típico com carros alegóricos, carros antigos, grupos folclóricos, bandas marciais, e grupos culturais, na Avenida Interventor Manoel Ribas.
11h - Abertura do restaurante (comida típica alemã), com a Banda Goldele Jungs, café colonial, praça de alimentação, praça de recreação infantil, Festok (Feira de varejo), Feira Regional de Sabores e Feira de Artesanato.
14h - Apresentação de bandas marciais.
19h – Apresentação dos grupos folclóricos; Concurso de lenhadores (m/f); final do Concurso de Chopp em Metro (m/f); Banda Meninos de Ouro.

Segunda-feira – 12 de outubro
11h - Abertura do restaurante (comida típica alemã), café colonial, praça de alimentação, praça de recreação infantil, Festok (Feira de varejo), Feira Regional de Sabores e Feira de Artesanato.
14h – Programação especial Dia das Crianças, guaraná em metro, e praça de recreação infantil gratuita das 14 às 18 horas.
18h – Encerramento com a apresentação da Banda Meninos de Ouro.

 

Fonte: Jornal de Rolândia

 

 

Erntedankfest da Igreja Luterana de Rolândia

Centenas de pessoas participaram da Erntedankfest 2015 da Igreja Luterana de Rolândia, realizada no domingo (31). A Festa do Agradecimento pela Colheita contou com várias atrações culturais, entre elas os grupos folclóricos rolandenses Rotkappen e Weisser Schwan e a Orquestra Grüne Stadt, de Maringá. Os pratos da tradicional culinária alemã também são destaque na Festa de Agradecimento.


Programa
  A festa se iniciou com um culto festivo - uma atração à parte - com altar decorado e recheado de ofertas da produção local, em agradecimento pela farta colheita. Em 2015, a Erntedankfest terá como tema as profissões. Após o culto, a comunidade se reuniu para o almoço com pratos típicos alemães como eisbein, marreco recheado, salsichão, chucrute. Opções mais “tupiniquins” como churrasco e frango recheado assado no forno a lenha também estiveram no cardápio.  No período da  tarde, foi a vez das deliciosas tortas preparadas pela própria comunidade da igreja.



A festa
   A Erntedankfest tem seus primeiros registros datados em alguns séculos antes de Cristo. Na Europa, é comemorada durante o outono, após as colheitas, geralmente no início de outubro, o que deu origem à famosa Oktoberfest. Já em Rolândia, a festa é realizada desde a década de 1930 pela comunidade luterana alemã e está registrada no calendário cultural do Paraná.

Fonte: Jornal de Rolândia

 

 

Neste domingo tem Erntedankfest - Festa da Colheita, em Rolândia

Coordenado pela Igreja Luterana, evento típico alemão celebra a fartura com comida, música e danças típicas

A Erntedankfest, tradicional festa alemã, será realizada na cidade de Rolândia, neste domingo, 31, iniciando a programação com um culto às 10h na Igreja Luterana e , em seguida, a comunidade se reunirá para um almoço, com pratos típicos alemães como eisbein, marreco recheado, salsichão, chucrute e opções locais como churrasco e frango recheado, assado no forno a lenha. Na sequência, será servido um típico café da tarde com tortas doces e salgadas. 

Durante o almoço e no período da tarde haverá a apresentação da Orquestra Grune Stadt de Maringá e dos grupos folclóricos Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan, ambos da cidade de Rolândia. O evento conta ainda com atividades de lazer para crianças, sorteio de brindes e venda de artesanato produzido pela comunidade luterana de Rolândia e região.

Sobre a Erntedankfest 

A Erntedankfest - Festa da Colheita foi aceita e inclusa no calendário cristãos se tornando tradicional nas comunidades evangélicas luteranas. O evento acontece uma vez ao ano, sempre no domingo, onde os membros destas comunidades reúnem os mais variados produtos, inclusive sementes, que são levados à Igreja, em agradecimento à colheita do ano. A festa representa o respeito por todos os produtos que servem para o sustento da família, agradecendo pelo alimento diário que está sobre a mesa. 

Serviços:
 
Endereço: Igreja Luterana de Rolândia, Av. Tiradentes, 1153 no centro de Rolândia.

Fonte: Bonde Londrina

 

 

 

ROLÂNDIA: FESTA NA LUTERANA

 

Quinta-feira 14/05/2015, foi o lançamento da Erntedankfest 2015. Foi uma honra podermos estar lá participando! A Secretaria de Cultura de Rolândia em nome da sua Secretaria Ana Cláudia Corrêa , agradece o convite e nos colocamos sempre a disposição.

 

Fonte: Blog do Farina

 

Igreja Luterana laça, oficiamente, a Erntedankfest 2015

A Igreja Luterana de Rolândia realizou o lançamento oficial da Erntedankfest (Festa do Agradecimento pela Colheita) na noite de quinta-feira (14) na própria Igreja. Várias atrações culturais, entre elas os grupo folclóricos Weisser Schwan e Rotkappen, remeteram os convidados para as origens da festa, que neste ano será realizada no dia 31 de maio. Os pratos da tradicional culinária alemã também foram atrações no evento de lançamento da festa.  

A Erntedankfest tem seus primeiros registros datados em alguns séculos antes de Cristo. Na Europa, é comemorada durante o outono, após as colheitas, geralmente no início de outubro, o que deu origem à famosa Oktoberfest.

Já em Rolândia, a festa é realizada desde a década de 1930 pela comunidade luterana alemã e está registrada no calendário cultural do Paraná.

Programa
A festa se inicia com um culto festivo - uma atração à parte - com altar decorado e recheado de ofertas da produção local, em agradecimento pela farta colheita. Em 2015, , a Erntedankfest terá como tema as profissões. Após o culto, a comunidade se reúne para o almoço com pratos típicos alemães como eisbein, marreco recheado, salsichão, chucrute. Opções mais “tupiniquins” como churrasco e frango recheado assado no forno a lenha também estão no cardápio. 

Apresentações
No decorrer do almoço e no período da tarde, a diversão fica por conta da Orquestra Grune Stadt, de Maringá, e das apresentações dos Grupos Folclóricos Alemães Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan, ambos de Rolândia. No período da  tarde, chega a vez das deliciosas tortas preparadas pela própria comunidade da igreja.

Os organizadores da Festa de Agradecimento esperam que um público de mais de 1300 pessoas passem pela igreja no dia 31. A Igreja Luterana, que não é apenas para alemães, convida a todos para participar deste dia de imensa alegria de gratidão e amizade. Vale a pena conferir os sabores, os encantos e a arte da cozinha germânica.

Fonte: Jornal de Rolândia

 

 

Rotkappen resgata antiga tradição alemã

O grupo Folclórico Alemão Rotkappen, de Rolândia, resgatou uma antiga tradição germânica – o MAIBAUM, a árvore de maio – durante o feriado de 1º de maio. Desde o início do ano, o grupo vem trabalhando nesse projeto, que exigiu grande envolvimento de seus participantes: da escolha e derrubada da árvore até o seu levantamento em praça pública. Foram horas e horas para lixar, pintar, preparar os ornamentos, cavar a terra e, por fim, levantar, com as mãos e escoras, a árvore de 18 metros e cerca de meia tonelada.

Ao som da música alemã, num desfile que uniu gerações, o grupo levou o tronco da Chácara Colônia até o coreto da Oktoberfest, onde a árvore foi erguida.

Após duas horas e meia de trabalho coordenado e em conjunto dos rapa-zes do Rotkappen, do Volkstanzgruppe Weisser Schwan e de outros amigos que atenderam ao convite, os expectadores foram às lágrimas quando os participantes, aos risos e com típicos brados alemães, anunciaram o fim, enquanto lentamente o MAIBAUM encaixava-se na vala para ele preparada.

Um agradável e ensolarado dia coroou a festa. Para comemorar o trabalho realizado, chopp e uma saborosa linguiça artesanal, servida no pão (como na Alemanha), feita pela amiga Heidrun Kronenberg Friede.

As bandeiras que ornamentam o Maibaum são uma homenagem às principais etnias que colonizaram Rolândia.

Agradecimentos especiais às famílias Bartz, Kronenberg, Flügel e Alves Gair, pelas doações para que este momento acontecesse, ao Monsenhor José Agius e ao Pastor Alan, pelas bênçãos proferidas e à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, por nos darem o suporte e o apoio necessários.

Fonte: Jornal de Rolândia

 

O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen trouxe para Rolândia uma nova tradição alemã

A Árvore de Maio, ou melhor, o Maibaum, um mastro preparado para a ocasião. Originária da Bavária, a festa comemora as profissões e, para isso, o Maibaum recebe enfeites simbolizando as profissões, fitas, etc.

O de Rolândia também recebeu bandeiras de diversas nacionalidades simbolizando os colonizadores, um arco com fitas coloridas e um cogumelo, símbolos do Rotkappen. A preparação intensa teve início na tradicional Chácara Colônia da família Kronenberg, onde os integrantes do Rotkappen, vestidos seus trajes folclóricos alemães, escolheram o tronco, derrubaram e o prepararam com pinturas e seus adereços.

Após a preparação destes processos realizados no Maibaim,no dia 01/05/2015 teve início a um desfile apresentando o Maibaum à comunidade, saindo da fazenda, passando pelo centro de Rolândia e sendo depositado no local escolhido para ser levantado: A praça da Oktoberfest (em frente ao coreto do Ginásio de Esportes Emílio Gomes).

Às 10 da manhã, os homens inicioram a dura tarefa de levantar a Maibaum, que pesa meia tonelada. Para isso, um par de bambus de sete metros, um de cinco e dois pares de três metros foram utilizados. Após três horas de tentativas, o Maibaun foi levantado, sob os aplausos das famílias ali presentes. E, como não poderia ser diferente, a festa foi encerrada com muito chopp e lanche típico alemão. Parabéns ao grupo e a todos que contribuiram com mais essa conquista! No ano que vem, tem mais!

Fonte: Revista Visto - Rolândia

 

 

Grupo Folclórico Alemão Rotkappen ergue o Maibaum em Rolândia

O grupo folclórico realizou na cidade, pela primeira vez, a tradição alemã como forma de comemorar o dia do trabalho

Na manhã desta sexta-feira (1º), o Grupo Folclórico Alemão Rotkappen realizou, na cidade de Rolândia, o levantamento do Maibaum, a árvore de maio. Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado na cidade, símbolo da colonização alemã. 

Na Alemanha, principalmente, nas cidades pequenas, a famosa árvore de maio celebra as profissões presentes, como forma de homenageá-las. 

Organizando o evento desde o início do ano, os integrantes do grupo Rotkappen prepararam um tronco com 17 metros e quase meia tonelada. Desfilando pela cidade, o Rotkappen contou com a participação do Grupo Volkstanzgruppe Weisser Schwan, que reside em Rolândia. 

Erguendo as mãos e com a ajuda de bambus, os homens fizeram o trabalho duro, seguindo fielmente a tradição. 

Após levantado, o Maibaum foi decorado com bandeiras dos países colonizadores da cidade. Alexandre Alves, ex-presidente do Rotkappen, explicou que o grupo decidiu homenagear as etnias que fundaram Rolândia, já que está a primeira vez que o ritual é realizado na cidade. 

Vídeos confiram neste link http://www.rotkappen.com.br/noti/vrtk2015.html

Fonte: Bonde Londrina

 

ROLÂNDIA: DIA 01 DE MAIO HAVERÁ A FIXAÇÃO DA ÁRVORE DE MAIO.

O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen está trazendo mais uma tradição alemã à nossa querida cidade de Rolândia a Árvore de Maio, ou melhor, o Maibaum!

Estaremos levantando nossa primeira árvore e convidamos todos os nossos amigos, familiares e fãs a prestigiarem e apoiarem mais este evento cultural.

Compareçam, divulguem, tragam os amigos!!! Contamos com vocês!!!

DIA 01/05 - 9:30 HORAS - NO CORETO DA OKTOBERFEST

Maiores informações https://www.facebook.com/events/944399182277898/

Fonte: BLOG DO FARINA

 

Lions Clube de Rolândia realiza Almoço Alemão na Chácara da Arcol

O Lions Clube de Rolândia realizou, neste domingo (26) na Chácara da Arcol, o seu famoso Almoço Alemão. Essa foi a 10ª edição do evento que reuniu, novamente, uma multidão no local – apesar de muita gente ter ido apenas buscar o almoço. Uma das atrações culturais do Almoçou foi a apresentação do grupo alemão Rotkappen.



Cardápio e solidariedade
   No cardápio, preparado pelo Angellu’s Buffet, um prato único composto de Einsbein, Kässler, salsicha branca e salsicha vermelha, e um buffet livre, no qual as pessoas podem se servir à vontade com doce de maçã, mostarda, salada verde, maionese, arroz branco, chucrute e purê de batata.


  Toda a renda obtida no almoço será destinada para as campanhas sociais do Lions, como o banco ortopédico da entidade. É a esse banco, por exemplo, que as pessoas recorrem quando não podem comprar uma cadeira de rodas ou de banho: a entidade, quando procurada, empresta – se a pessoa precisa por um tempo determinado – e doa cadeiras de rodas ou de banho para quem necessita e não tem condições financeiras de adquiri-las.

Fonte: Jornal de Rolândia

 

GRUPO ROTKAPPEN DE ROLÂNDIA - FOLCLORE ALEMÃO

O grupo folclorico alemão Rotkappen, estará presente no curso de dança em Gramado, com integrantes da categoria adulto para aprender novas danças folclóricas se aperfeiçoarem.

 

 

 

Fonte: GFA Rotkappen

 

Prefeitura lança revista sobre Rolândia e seus 71 anos

 

A prefeitura de Rolândia realizou o lançamento de uma revista comemorativa aos 71 anos do município na noite de terça-feira (27) no museu municipal.
O evento aconteceu na véspera do aniversário de Rolândia, que recentemente foi mudado pelo prefeito e pelos vereadores (agora é comemorado no dia 28 de janeiro).
Além das autoridades municipais, estavam presentes representantes da área da cultura de Rolândia e familiares de pioneiros e de pessoas que estão na revista.
Com 84 páginas, a revista Rolândia 71 anos tem como objetivo mostrar a cidade e seu potencial para as pessoas, inclusive para possíveis investidores e empresários.
Onde o Grupo Folclórico Alemão Rotkppen está no conteudo da revista, mostrando a influência da cultura alemã em Rolândia, e levando esta cultura a outros estados do Brasil.

 

 

 

 

Fonte: Jornal de Rolândia

 


Comentários e sugestões: clique aqui